quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LEUCEMIA


A leucemia é uma forma de cancro que afeta os glóbulos brancos do sangue.
Este tipo de cancro é caracterizado por uma produção descontrolada de leucócitos (glóbulos brancos), que é causada por mutação cancerosa de células mielogénica ou linfogénica. O que acontece é que essa produção elevada de leucócitos anormais diminui progressivamente a produção de células normais, dando lugar ao aparecimento de anemia, infecções e hemorragias, que se não forem tratadas a tempo, em poucos meses ou mesmo semanas levam á morte do doente.
A leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer da criança.



Em crianças e adolescentes saudáveis, existem células-tronco hematopoéticas suficientes para que haja uma produção contínua das células sangüíneas. Quando as células estão completamente maduras (com capacidade de funcionamento), elas deixam a medula óssea e migram para o sangue, onde realizam suas funções.
A leucemia provoca efeitos no organismo, nomeadamente:
_O funcionamento da medula óssea saudável torna-se cada vez mais difícil.
_As células leucémicas da medula óssea por sua vez, podem reproduzir-se com tanta intensidade a ponto de invadir o osso circundante, causando dor e, por fim, tendência a fracturas fáceis.
_Quase sempre as leucemias disseminam-se para o baço, fígado, e outras regiões especialmente vascularizadas.
_Causa ainda, a destruição das células em cada uma dessas áreas.
                                     
TIPOS:
Existem vários tipos de leucemia, caracterizadas pelo tipo de célula afetada, mas há dois tipos principais de leucemia: leucemia mielóide e leucemia linfática. Qualquer uma delas pode ser aguda ou crônica. A do tipo agudo provoca a morte em poucas semanas, sendo esta a mais típica em crianças. Dentro da leucemia, a leucemia linfática aguda é mais freqüente nas crianças e nos jovens (entre os 2 e os 5 anos, e geralmente é mais frequente no sexo masculino).
A leucemia mielóide é muito rara, atingindo na maioria indivíduos com mais de 60 anos.

As leucemias ocupam a maior zona do gráfico sendo que as leucemias linfáticas agudas (LLA)representam 70% das leucemias, seguidas das leucemias mielóide agudas(LMA) 23%, e ainda um pequeno grupo de outras leucemias (7%).Quando a criança tem leucemia, as primeiras queixas são semelhantes ás observadas noutras doenças. A criança pode começar por ter apenas cansaço fácil, falta de apetite ou febre. Estes sintomas, porém, são muito frequentes em muitas doenças das crianças. Contudo, existem um grupo de sintomas que podem levar a um alerta, e para um diagnóstico precoce da leucemia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário